quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CINEMA BIZARRE - Glamurosos do Rock


Die Happy anuncia turnê do seu álbum acústico

foto: supermusik.sk

Após o lançamento em 2010 do CD Red Box, os fãs da banda de metal alternativa Die Happy vão ganhar um presente especial para o ano de 2011.

No Twitter oficial da banda (@realdiehappy), foi divulgada a turnê de lançamento do Red Box Acoustic, que começa no início do mês de abril.

As datas dos shows podem ser vistos no site oficial. A princípio, a banda da cantora Marta Jandová se apresenta em dez cidades alemães durante o mês. Não foi anunciado se outros países vizinhos - como a República Tcheca - estarão na agenda.

Os ingressos já estão à venda e custam, em média, 2o euros (aproximadamente R$ 60) e podem ser adquiridos no site Extratix.

Brasileiros que moram - ou vão visitar as terras de Goethe - podem aproveitar a chance de ver o grupo na ativa!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TOMTE - O Indie Rock de Hamburgo

foto: alternativefanpage.de
Os cinco rapazes aprenderam muito com a Escola Hamburguesa de Punk Rock. Tudo para poder trazer à Nova Onda Alemã um som que varia do indie rock ao guitar pop, como eles mesmo se definem.

Thees Uhlmann (vocal), Dennis Becker (guitarra), Nikolai Potthoff (baixo), Max Schröder (bateria) e Simon Frontzek (teclado) tiveram seu primeiro demo lançado no final dos anos 90 (em 1996), chamado Blinkmuffel, porém só depois de dois anos veio, de fato, o primeiro álbum, Du weisst, was ich meine (tradução: Você sabe o que eu quero dizer).

O sucesso veio em 2003 com o lançamento do álbum Hinter all diesen Fenstern (Por trás de todas essas janelas), trazendo dois singles - Schreit den Namen Meiner Mutter (Grite o nome da minha mãe) e Die Bastarde, die dich nach Hause bringen (Os bastardos que lhe trazem para casa).
Os próximos CDs da banda, do selo independente Grand Hotel van Cleef, foram Buchstaben über der Stadt (2006) e Heureka (2008).

Curiosidades:
- O tecladista Simon Frontzek só foi entrar na banda depois de 2008. Dizem que ele era um fã incondicional da banda enquanto iniciava seus estudos musicais em Hamburgo.
- Max Schröder era tecladista da banda, mas assumiu a percurssão/bateria após a saída de Timo Bodenstein.
- O vocalista Thees Uhlmann também escreve regularmente para revistas especializadas de música, como Intro, Spex, Visions e Musikexpress.
MySpace:
Videos:

Screibt die Namen Meiner Mutter




Neulich als ich dachte

Download MP3 (4shared):

- Schreibt die Namen meiner Mutter

- Neulich als ich dachte

Die besten Albuns (Top 10 Melhores Álbuns) - MTV.de

A Neue Deutsche Welle está com tudo!

A MTV Alemã (Deutschland) divulga, semanalmente, sua lista dos melhores álbuns.

E dos 10 melhores, 6 são de artistas/bandas alemães.

A primeira colocação não tem nada de eixo norte-americano/britânico.

Bem nacional, mesmo.

É a nova onda alemã passando mais forte que uma maré...

Confira, abaixo, o top 10* dos álbuns em destaque na terra germânica:


1º Unheilig - Grosse Freiheit

2º Michael Jackson - Michael

3º David Garrett - Rock Symphonies

4º Take That - Progress

5º Helene Fischer - Best Of

6º Adoro - Glück

7º Black Eyed Peas - The Beginning

8º Andrea Berg - Schwerelos

9º Xavier Naidoo - Alles Kann Besser Werden

10º Phil Collins - Going Back



Para conferir a lista completa, veja no site oficial da mtv.de: http://tinyurl.com/6jgbg3



*Esse ranking vale a partir do dia 31/12/10. O próximo será nesta sexta (7)

Zum Geburstag viel Glück! - Till Lindermann (vocalista Rammstein)


Dos braços do saudoso poeta e escritor Werner Lindermann nascia seu filho Till Valcote, no dia 4 de janeiro de 1963. De seu pai, recebera o dom da palavra, só que adaptado para a música - diretamente para a banda de Rock Industrial, Rammstein.

Mas apenas esse detalhe os juntava, uma vez que Till nunca apresentou uma boa relação com o pai. Prova disso é que o túmulo de Werner Lindermann - localizado na igreja de Wendisch-Rambow, na cidade de Schwerin - nunca foi visitado pelo filho.

O rapaz de cabelos castanhos e olhos verdes tem uma característica ainda mais marcante do que seu timbre grave e os "R" puxados, típicos da região de Leipzig, cidade onde nasceu. É a força de vontade: de montador de cestos, foi campeão de natação na Europa representando a antiga Alemanha Oriental. Também pudera: seu biotipo fazia de Till um homem típico das águas - 1m90 de altura e boa estrutura óssea.

Um rompimento muscular na região do abdômen o afastou definitivamente das raias. A cicatriz do incidente permanece, mas não se deixou afetar para descobrir outras coisas que também apreciava.

Duas delas foram a música e a pirotecnia. Na música, começou como baterista da banda First Arsch e depois, na mesma banda, alternou entre o canto e as composições. Em 1993, surge, então o Rammstein, que possui até hoje a mesma formação, apenas com o detalhe de que Christoph Schneider e Christian Lorenz entraram para a banda somente em 94.

Junto com as grandes performances ao vivo, entra a formação de pirotécnico de Till, o que caracteriza bastante a banda. Os fogos e a magia misturadas com grandes sucessos como Rosenrot, Engel, Du Riechst So Gut, Mein Teil, Amerika, Te Quiero Puta, entre outras, fazem a importância desse grande vocalista, compositor (podendo ser considerado um poeta do metal) e, acima de tudo, um showman.

Till Lindermann é divorciado tem duas filhas. Uma delas se chama Nelle, de seu primeiro casamento e a de outra união chama-se Marie Louise. Um fator curioso do pouco que se sabe sobre sua vida pessoal é que a filha de sua ex-esposa é também filha de um dos membros do Rammstein, o guitarrista Richard Kruspe. A ex-esposa, entretanto, não se casou com Richard, e ainda por cima, manteve o sobrenome de Till mesmo após o divórcio.

São 48 anos da voz que mudou o cenário do metal e, principalmente, da indústria fonográfica alemã. E nada mais justa essa lembrança, sendo que, quando completar 50 anos, deve se aposentar para se dedicar as filhas. Que os fãs aproveitem os próximos shows!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Download: Red Box [2010]

Para quem não consegue achar o CD para comprar, vale a pena ter todas as músicas. É só baixar!

Faixas:

1. Mesmerized
2. Dance For You Tonight
3. Superstar
4. Good Things
5. Survivor
6. Stay With Me
7. Anytime
8. Black Vicious Monster
9. Red Box
10. Bang Boom Bang
11. Help Me
12. Sweet Enemy
13. Anywhere Without You

Download (4shared):
http://www.4shared.com/file/P3l5Z99v/Die_Happy_-_Red_Box__2010_.html

DIE HAPPY - O metal alternativo


O guitarrista Thorsten Mewes (à direita) esperava por tudo em 1993, ano em que buscava um (a) vocalista para sua banda. Entretanto, jamais poderia imaginar que sua 'goldene Stimme' (voz de ouro) pudesse ser descoberta em Praga.

Cidade de consagrados escritores como Franz Kafka e Rainer Maria Rilke, da vasta produção química e da cevada, Marta Jantová ia além de ser considerada uma das 1 milhão e 237 mil habitantes daquele lugar. Era, também, a filha de um famoso músico e compositor da República Tcheca, Petr Janda (pessoal do futebol: não se confundam com Petr Jandra, meia do Slavia Praga).

E um detalhe a mais: uma voz que alternava a suavidade e um certo timbre grave.

O talento, a genética... E Thorsten não pensou duas vezes em levá-la para a Alemanha. Um detalhe, porém, fazia diferença: ela não falava uma palavra em alemão.
"Mas cantando daquele jeito", pensava ele, "nenhuma língua - nem mesmo o alemão - poderia ferir esse momento".

E assim, Marta canta até hoje em inglês. Em várias entrevistas que concedeu, ela explica que "hoje poderia cantar em alemão com confiança, mas que o inglês os levaram longe e os próprios fãs pedem para que essa essência seja mantida"

Aquilo que parecia um hobby no verão de 93, tornou-se 16 anos de uma carreira muito bem estruturada, sendo o Die Happy uma das bandas de rock alternativo mais bem-sucedido do País.

O primeiro álbum da banda foi Better Than Nothing (1994), en que apenas 500 cópias foram lançadas. Felizes daqueles que possuem essa raridade.

No ano seguinte (1995), o álbum Dirty Flowers era lançado apenas na República Tcheca. Após esses dois lançamentos, outro de selo independente foi produzido - demonidado Promotion.

E por falar em "promoção" - o primeiro contrato de uma gravadora foi no final dos anos 90 - mais especificamente no dia 10 de dezembro de 1995. Foi a BMG alemã, sediada na cidade de Munique.

O primeiro CD lançado com o selo da gravadora foi Supersonic Speed (2001), aclamado pela crítica musical do País. Logo após, surgiram outros álbuns como Beautiful Morning (2001), The Weight Of The Circumstances (2003) e Bitter to Better (2005), além de um acústico (Four and More).

Em 2006, No Nuts No Glory é lançado, com algumas críticas negativas. Alguns diziam que as raízes da banda foram deixadas de lado, em função de uma tendência mais mainstream. Mas em entrevista à Rocktimes, a vocalista afirma que realmente não se podia agradar a todos, mas diferente dos outros CDs, No Nuts No Glory trazia mais sons ao vivo da banda, o que poderia ser considerado "pura música".

Os outros CDs da banda, VI (2008) e Most Wanted (2009) mostravam que ainda era possível inovar sem perder a influência do Metal e em 2010, a banda chega com o Red Box, trazendo ainda mais o "Alternative Metal" que os fãs curtem.
Para iniciarem a viagem de vocês pelo mundo de Die Happy, eis o single Supersonic Speed:



Banda: Die Happy
Formação (data): 1993
Membros atuais: Marta Jantová (vocais), Thorsten Mewes (guitarra), Ralph Rieker (bateria), Jürgen Stiehle (baixo).
Curiosidade: o termo "Die Happy" é realmente para parafrasear o termo inglês "break a leg", usado para desejar boa sorte a alguém que vai fazer algo como uma peça de teatro, teste, ou qualquer outro processo de seleção profissional.

domingo, 2 de janeiro de 2011

PRO WOCHE: Especial Rock Alternativo

Essa semana será dedicada ao rock alternativo germânico.

Como havia dito num dos últimos posts, é uma pendência antiga, em função do blog ter ficado tanto tempo sem atualizações.

Dedicado ao Tiago Capute, design gráfico de Minas Gerais, que pediu uma seleção de bandas do gênero.

Peço desculpas caso tenha respondido muito tarde.

A cada dia (a partir de amanhã) vou apresentar uma banda desse gênero, colocando curiosidades, letras e áudios para baixar. Todos os áudios estarão no 4shared! :-)

Bom, mas só para esclarecer umas coisas do rock alternativo.

Como vocês sabem, o rock alternativo nada mais é do que a criação de subgêneros do rock que são de origem underground, ou seja, o lado "B" do gênero.

Acontece que, se pegarmos esse contexto, todas as bandas alemães por si só são consideradas alternativas (no cenário macro da música, é lógico). Até mesmo o Rammstein pode ser considerado alternativo, porque se levar em conta a definição, o gênero deles é o rock industrial, o que não deixa de ser um subgênero.

Então fica um pouco difícil sugerir bandas alternativas de rock da Alemanha sem falar de todas as bandas alemães. De qualquer jeito, vou fazer alguns critérios que a própria imprensa local define para essas bandas - e aquelas que ainda não tem o mercado consolidado total na indústria fonográfica do País.

As bandas do especial serão:

Segunda (amanhã): Die Happy

Terça: Tomte

Quarta: Cinema Bizarre

Quinta: Wolfchant

Sexta: Virginia Jetzt!

Sábado: Colour Haze

Domingo: ASP

Auf wiedesehen, Leute!


*PS: Uma coisa que estive buscando e não concordei é que categorizaram a banda Silbermond como rock alternativo. Eles até podem ter raizes do underground, se for o caso, mas hoje é uma das bandas mais populares da Nova Música Alemã.

MEMÓRIA: O Marinheiro Debutante (15 anos do lançamento de Seemann - Rammstein)

Era 1996 quando Till Lindermann, vocalista do Rammstein, chamava todos à bordo numa noite de dar calafrios até aos mais acostumados com o mar. Até o melhor dos marinheiros.

Essa viagem sombria e poderosa era lançada com o single Seemann da banda berlinense, que fazia parte do Herzeleid (Dor no coração), álbum de estreia do grupo, sendo este lançado em setembro de 1995 - um ano antes do single.

A grande importância dessa música não está somente no fato de ser um dos primeiros sucessos da chamada Neue Deutsche Härte. Mas diferente de outras músicas produzidas, Seemann apresenta arranjos mais leves e letras menos polêmicas. Exatamente. Menos polêmica e mais suavidade vocal e instrumental.

Porém aí está o pulo do gato. Nosso amigo leitor do Geile Musik não deve pensar que o single fez o Rammstein se entregar nas águas da serenidade de Fake Plastic Trees, da banda inglesa Radiohead, por exemplo. Pura ilusão. O motivo desse aviso é apenas um - que aliás, fã que é fã já sabe: Rammstein é Rammstein.

Se a música fala das aventuras solitárias de um marinheiro, o kit vem completo: maré alta, baixa, tempestade, ressaca... tudo numa coerente e desafiadora metáfora musical.

O mais bacana, também, ficava por conta do tecladista Flake, que nas turnês da banda andava de bote inflável no meio do público até ser trazido de volta para o palco.

Abaixo, três vídeos de Seemann estão disponíveis.

O primeiro é o videoclip oficial.

O segundo, trata-se de um dos mais famosos covers feitos - esse em parceria entre a cantora alemã Nina Hagen* e a banda finlandesa Apocalyptica.

Em seguida, a apresentação de Seemann na turnê Live aus Berlin e o famoso bote que fez o público delirar - e ser, literalmente, uma gota a mais de água do mar de fãs dos marinheiros alemães mais famosos do mundo...