domingo, 2 de janeiro de 2011

PRO WOCHE: Especial Rock Alternativo

Essa semana será dedicada ao rock alternativo germânico.

Como havia dito num dos últimos posts, é uma pendência antiga, em função do blog ter ficado tanto tempo sem atualizações.

Dedicado ao Tiago Capute, design gráfico de Minas Gerais, que pediu uma seleção de bandas do gênero.

Peço desculpas caso tenha respondido muito tarde.

A cada dia (a partir de amanhã) vou apresentar uma banda desse gênero, colocando curiosidades, letras e áudios para baixar. Todos os áudios estarão no 4shared! :-)

Bom, mas só para esclarecer umas coisas do rock alternativo.

Como vocês sabem, o rock alternativo nada mais é do que a criação de subgêneros do rock que são de origem underground, ou seja, o lado "B" do gênero.

Acontece que, se pegarmos esse contexto, todas as bandas alemães por si só são consideradas alternativas (no cenário macro da música, é lógico). Até mesmo o Rammstein pode ser considerado alternativo, porque se levar em conta a definição, o gênero deles é o rock industrial, o que não deixa de ser um subgênero.

Então fica um pouco difícil sugerir bandas alternativas de rock da Alemanha sem falar de todas as bandas alemães. De qualquer jeito, vou fazer alguns critérios que a própria imprensa local define para essas bandas - e aquelas que ainda não tem o mercado consolidado total na indústria fonográfica do País.

As bandas do especial serão:

Segunda (amanhã): Die Happy

Terça: Tomte

Quarta: Cinema Bizarre

Quinta: Wolfchant

Sexta: Virginia Jetzt!

Sábado: Colour Haze

Domingo: ASP

Auf wiedesehen, Leute!


*PS: Uma coisa que estive buscando e não concordei é que categorizaram a banda Silbermond como rock alternativo. Eles até podem ter raizes do underground, se for o caso, mas hoje é uma das bandas mais populares da Nova Música Alemã.

Nenhum comentário: