domingo, 2 de janeiro de 2011

MEMÓRIA: O Marinheiro Debutante (15 anos do lançamento de Seemann - Rammstein)

Era 1996 quando Till Lindermann, vocalista do Rammstein, chamava todos à bordo numa noite de dar calafrios até aos mais acostumados com o mar. Até o melhor dos marinheiros.

Essa viagem sombria e poderosa era lançada com o single Seemann da banda berlinense, que fazia parte do Herzeleid (Dor no coração), álbum de estreia do grupo, sendo este lançado em setembro de 1995 - um ano antes do single.

A grande importância dessa música não está somente no fato de ser um dos primeiros sucessos da chamada Neue Deutsche Härte. Mas diferente de outras músicas produzidas, Seemann apresenta arranjos mais leves e letras menos polêmicas. Exatamente. Menos polêmica e mais suavidade vocal e instrumental.

Porém aí está o pulo do gato. Nosso amigo leitor do Geile Musik não deve pensar que o single fez o Rammstein se entregar nas águas da serenidade de Fake Plastic Trees, da banda inglesa Radiohead, por exemplo. Pura ilusão. O motivo desse aviso é apenas um - que aliás, fã que é fã já sabe: Rammstein é Rammstein.

Se a música fala das aventuras solitárias de um marinheiro, o kit vem completo: maré alta, baixa, tempestade, ressaca... tudo numa coerente e desafiadora metáfora musical.

O mais bacana, também, ficava por conta do tecladista Flake, que nas turnês da banda andava de bote inflável no meio do público até ser trazido de volta para o palco.

Abaixo, três vídeos de Seemann estão disponíveis.

O primeiro é o videoclip oficial.

O segundo, trata-se de um dos mais famosos covers feitos - esse em parceria entre a cantora alemã Nina Hagen* e a banda finlandesa Apocalyptica.

Em seguida, a apresentação de Seemann na turnê Live aus Berlin e o famoso bote que fez o público delirar - e ser, literalmente, uma gota a mais de água do mar de fãs dos marinheiros alemães mais famosos do mundo...