quarta-feira, 26 de março de 2008

Amigos do Futebol e da Música



Não, este não é um blog sobre esportes, mas unir música e futebol não é somente privilégio dos brasileiros. É o caso da banda Sportfreunde Stiller, composta por Peter Brugger (vocais e guitarra), Florian Weber (bateria) e Rüdiger Linhof (baixo). Formada em 1996, a banda de uma pequena cidade alemã chamada Germering conquistou a Alemanha com letras bem elaboradas e um ótimo rock´n´roll que lembra bandas indies atuais como Art Brut, The Strokes, Yeah Yeah Yeahs, Arctic Monkeys e Franz Ferdinand.

Um de seus maiores sucessos - '54, '74, '90, 2006 - é uma homenagem aos títulos que a Seleção Alemã de Futebol conquistou. Detalhe é que a música foi composta em 2006 em função da Alemanha ter sido anfitriã da Copa do Mundo (Fussballweltmeisterschaft) e a expectativa dos alemães - e, logicamente, dos integrantes de Sportfreunde Stiller - era de que a seleção do país saísse campeã, mas o time do, até então, técnico Jürgen Klinsmann acabou perdendo as semi-finais para a Itália, que se consagrou campeã em cima da França. Enfim, a música virou um hino tão importante aos alemães fanáticos por futebol que, após o término da Copa 2006, o título da música mudou para '54, '74, '90, 2010 (antecipando a Copa na África do Sul).

Para se ter uma idéia do quanto o futebol é importante para a banda, o próprio nome já reflete a paixão: Antigamente, a banda chamava-se apenas "Stiller", mas como já havia um grupo com os direitos autorais do nome, eles precisaram mudar ou acrescentar um nome a mais. Stiller foi tirado do nome do ex-técnico do time de futebol da cidade natal dos integrantes - SV Germering - Hans Stiller. Sportfreunde, em alemão, traduz-se por "Amigos do Futebol". Para completar o repertório futebolístico, um dos álbuns da banda chama-se So wie einst Real Madrid (em português, "Real Madrid no passado" - ou para ficar mais compreensível, "Real Madrid das Antigas").

No dia 3 de Agosto de 2007, a banda lançou o álbum La Bum e o single Alles Roger ficou em 1º lugar nas paradas de sucesso da Alemanha logo na primeira semana de estréia. Além disso, Sporfreunde Stiller recebeu uma indicação para o prêmio de Melhor Artista da Alemanha (Best German Act) no MTV Europe Music Awards 2007, perdendo para o rapper Bushido.

Aos fãs de rock indie (e, lógico, de futebol), Sporfreunde Stiller é uma excelente sugestão de som.

'54, '74, '90, 2006 (ou melhor, 2010)

Tradução

Refrão: 1 e 2 e 3 e 54, 74, 90, 2010

Nós já temos todos esses com certeza

Com o coração na mão e a paixão nos pés

Nós somos campeões do mundo

Nós não temos a maior cultura

Não usamos "dopping"

Mas temos sonhos e visões

E no fundo temos nosso plano

Nosso longo caminho sem crises

E sem depressão

Esse é o motivo: nada como ir ao topo do futebol

Refrão

O mundo inteiro almeja a Copa

Do Cabo da Boa Esperança, tentaremos novamente

Nós como visitantes na África do Sul

Finalmente realizaremos nosso sonho

Refrão

A primeira vez houve um milagre

Na segunda, foi sorte

Na terceira, três vezes de salários ganhos

E na próxima vez será sensacional

Alles Roger

6 comentários:

Unknown disse...

curto música, curto alemão, amo bandas novas *-*

muito bom esse blog!

parabens galera :D

bejão

Rao Alejandro disse...

Hmm essa banda é uma espécie de skank alemã?! Devem ter escutado "Uma partida de futebol" no Marienplatz de Munique, certeza!!! Bola na trave não altera o placar pra eles também!!!
E 2010 é nossa, sem alemão querendo dar uma de bom na South Africa, hein!!!
Beijos!!!

Willian Fernandes disse...

Toca rammenstein ae!

Blog perfeito! Estarei sempre comentando aqui.

Mais um golaço da Natasha =)

beijos

Ana Lúcia disse...

SENSACIONAL o blog, mana! [i]Porque a Alemanha não se resume em Oktoberfest.[/i] foi [b]muito[/b] bom! você sabe o quão leiga sou nos assuntos [i]esportes[/i] e [i]música[/i]!
belo blog, pelas postagens, bela formatação! :)

por isso que eu tenho o MAIOR orgulho de te chamar de irmã!

amo muito você, ♥. :)
beeeijo! :*

Anônimo disse...

Ola!
Nossa, muito interessante hein! Foi buscar longe Natasha!!! Mas é ótimo termos acesso a tantas culturas diferentes sem sair do Brasil!!!

E falar de música sempre abre um grande espaço né!
Gostei muito! E a idéia de unir música e futebol é sempre bem-vinda, combinam perfeitamente!

Parabens!
Beeejo

Unknown disse...

Z.Barusco.
Oi e Parabéns!!!!
Show teu blog, mt bem direcionado e interessante, pois não tinha vislumbrado esse universo musical, com certeza esta salvo em meus favoritos e aos poucos vou saborendo-o.
Bjão.