sábado, 5 de abril de 2008

Semelhanças Brasil - Germânicas


Parceirias ou duplas podem ser excelentes projetos na música. A dupla Sandy & Júnior que o diga. Mas sucesso nem sempre significa eterno, então os irmãos mais queridinhos do Brasil se separaram, o que não vem ao caso discutir o porquê da separação, mas independente disso, foi uma dupla de mais de 10 anos, então dizer que não deu certo seria mentira.

Por que essa discussão na Geile Musik? Primeiro porque o comentário do Bruno Monin me fez pensar o quanto a capa do CD Identidade (2003) da dupla brasileira é semelhante a capa do single Stolen, da banda californiana Dashboard Confessional e dos alemães de Juli. Acabei me espantando porque eu sabia que a capa do single me dava alguns acessos de déjà vu. Mas levando em conta que isso seja uma mera coincidência, o que me chamou ainda mais a atenção é que a foto da metade do rosto de uma pessoa é um recurso muito comercial e interessante às capas dos álbuns, principalmente quando se trata de uma dupla de músicos.

Na capa do CD de Sandy & Júnior, nada muito surpreendente porque é uma dupla, a metade de cada rosto não traz somente a idéia do nome do álbum (Identidade), mas como os dois são complementares (a voz de Sandy e o guitarrista-baterista Júnior). Já na de Dashboard Confessional & Juli, só aparecem os vocalistas das respectivas bandas. Seria porque a voz de Chris Carrabba e Eva Briegel são muito complementares? Talvez. Mas por que não aparecem todos os integrantes, eles não seriam perfeitamente 'complementares'? Lógico que seria muita gente para uma capa só (hahaha), mas se repararmos, ambos tocam pop rock - as diferenças são poucas: uma banda canta em inglês e a outra, na maioria das vezes, em alemão. A banda californiana tem apenas um ano a mais de estrada que os alemães.

É lógico que vocalistas são os destaques, pois a voz comanda (e muito) o andamento de uma banda. A voz é um recurso tão traiçoeiro que o público pode não entender muito ou nada de técnicas musicais, mas sabe perfeitamente avaliar se a banda tem ou não um cantor bom, porque a voz é um instrumento anatômico.

Voltando ao assunto das parcerias, é importante saber que até uma foto de divulgação é bastante marcante. Mesmo que as semelhanças sejam muito parecidas com outras capas de álbuns de bandas diferentes, como no caso da capa do single Stolen, nem sempre o importante é a originalidade - muito pelo contrário, o óbvio, muitas vezes, vende muito mais e, acima de tudo, fortalece a parceria.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bacana a bacana a foto hein?

Daniel Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Leite disse...

É impressionante como a era da reprodutibilidade técnica produz sempre as mesmas coisas. É a padronização que faz sucesso. As jovens duplas são atrativas simplesmente porque, além dos bons cantores que têm (espera-se), atrai a todo tipo de público, principalmente tendo grande alcance no público jovem, de ambos os sexos. Mas, de qualquer forma, foi um grande parâmetro feito aqui, parabéns!

No que tange à obviedade, concordo! O óbvio vende mais, sim. O que é padronizado atrai mais, sendo que o consumidor tem dificuldade de lidar com mudanças bruscas, sendo acostumado somente a falsas mudanças.

Muito obrigado pela mais nova visita ao meu blog, com mais um show de discussão, Natasha!

Um grande bjo, bom final de semana, e até mais!

Nathália Geraldo disse...

olha sandy e junior :D
realmente, a voz é o que conta para uma banda... te falar que faz pouco tempo que eu comecei a prestar mais atenção e a valorizar os outros integrantes da banda...hoje,procuro mais ouvir o baixo e a bateria pra saber se realmente é bom :))

legal seu post...

beijos
Nathália Geraldo

Suzi Albertine disse...

Essa é minha amiga mesmo!
Sem querer ser piegas e sem querer também fazer aquela rasgação de seda que soa como clichè na maioria das vezes...o seu blog só podia ser seu mesmo, Tashinha!

Parabéns, menina!

Fiquei muito feliz em ler seu blog e poder relembrar aquelas saudosas manhãs, em que discutíamos com muita envergadura moraaal e com comentários assaz pertinentes sobre nossos gostos musicais, bandas, jules, 'que legal!'..uhauahhahauh
Adorei a banda q vc me falou no scrap..parecida com Franz!;D
Todo o sucesso do mundo e mais um pouco!

Beijão!

Luciana Raskolnikov disse...

nesta vida nada se cria, tudo se copia... uns aperfeiçoam, outros mantem identicos... Enfim, o segredo do sucesso pode estar na capa do produto... Se uma fórmula deu certo, repetidas vezes temos a chance de não errar!!!
Muito legal o seu blog e as matérias super bacanas!!!

ps*Comente o ultimo texto do meu... ficarei feliz em ter um post seu lá: http://banzooo.blogspot.com/
Bacio

Natasha Guerrize disse...

Daniel, não cheguei a comentar isso contigo, mas como você escreve bem! E o que você falou é verdade. A reprodução é regra pra sobreviver na Indústria Fonográfica atual. Triste demais, porque às vezes entra tanta banda legal, tanto artista inovador e eles só tem duas alternativas: se quiser conquistar um mercado maior, é preciso mudar alguns segmentos, principalmente nas músicas. Se não aceitam, eles sequer entram. Foi o que aconteceu com a banda Rammstein ao tentar entrar no mercado norte-americano - os "grandes" de lá queriam tirar até a essência do rock industrial para que eles pudessem ser mais "pop". Quem disse que eles aceitaram?
Adoro sua participação aqui na GM! Um grande beijo e bom fds!

---------------

Nathália, com certeza! Quando eu passei a aprender um instrumento musical, passei a tomar conhecimento dos demais integrantes. Mas acho que não tem jeito - uma boa voz conduz tudo! Até porque, se a voz da pessoa for muito boa, ela não precisa de muitos dos intrumentos básicos. Às vezes, quanto menos, melhor!

----------

Rê, amei sua visita - sempre quando coloco uma banda alemã nova penso logo em você, porque sei que você é doente por novas bandas! Apareça sempre! Um grande beijo, bixete da USP!

-----------

Kelen, é verdade! Até porque a Internet está aí, quem compra CD atualmente? Difícil, né? Algumas imagens, por mais clichês que possam parecer, são muito mais chamativas, mesmo. Por isso mesmo que eu disse que o óbvio pode vender muito mais.
Adorei seu elogio, querida! Com certeza vou comentar no seu blog!
Um grande beijo!

Henrique Felippe disse...

Saudade dos tempos das produções independentes sabia...
Hoje, vejo uma capa como a citada de Sandy e Júnior, pura e simplesmente cópia de tantas outras no mercado e como muito bem citado, nada se cria, tudo se copia... Por essas e outras que Zeca Pagodinho é formidável para muitos, pois um dia disseram: Zeca, pq vc não ensaia? E ele respondeu: Porra, vou ensaiar o que é meu, vou lá e canto! E é isso mesmo, veja as apresentações dele, são sempre diferentes e inovadoras. Não existe regra, não existe letrinhas para serem lidas... É como uma peça de Pedro Cardoso - Os ignorante - onde a cada apresentação uma diferenciação.
E hoje o mercado dita tudo, absolutamente TUDO! E as carinhas bonitinhas com uma única música vendem que é uma beleza... e somem com tamanha proporção...

Henrique
Vai Vendo...

Conexão Oceano disse...

Quase um plágio!!
Concordo que iria precisar tirar a foto da capa numa arquibancada, mas nada mais junto do que pôr todo mundo destacada, né?! Depois reclamam que só os vocalistas têm fama e os demais integrantes são apenas para "encher linguiça"!!

Ahh e eu não entendi absolutamente nada do email que vc me mando com as dicas pro blog. Meus neurônios não não tão capacitados. =/ hauaha

Parabéns, Natasha!

Beeeijo
Nathália

Rachel Munhoz disse...

Oi Natasha....respondodendo à sua perguta: vou falar sim...mas mais p frente. Por enquanto to tentando mostrar ps pessoas de quantos lugares a tatuagem surgiu. E foram muitos!!
Quanto ao meu divórcio com a Mari..ela cansou de falar sobre rabiscos pelo corpo e resolveu fazer um blog de figurino...
Bom...perguntas respondidas...teu blog tah cada vez melhor!
Beijos