

Por que essa discussão na Geile Musik? Primeiro porque o comentário do Bruno Monin me fez pensar o quanto a capa do CD Identidade (2003) da dupla brasileira é semelhante a capa do single Stolen, da banda californiana Dashboard Confessional e dos alemães de Juli. Acabei me espantando porque eu sabia que a capa do single me dava alguns acessos de déjà vu. Mas levando em conta que isso seja uma mera coincidência, o que me chamou ainda mais a atenção é que a foto da metade do rosto de uma pessoa é um recurso muito comercial e interessante às capas dos álbuns, principalmente quando se trata de uma dupla de músicos.
Na capa do CD de Sandy & Júnior, nada muito surpreendente porque é uma dupla, a metade de cada rosto não traz somente a idéia do nome do álbum (Identidade), mas como os dois são complementares (a voz de Sandy e o guitarrista-baterista Júnior). Já na de Dashboard Confessional & Juli, só aparecem os vocalistas das respectivas bandas. Seria porque a voz de Chris Carrabba e Eva Briegel são muito complementares? Talvez. Mas por que não aparecem todos os integrantes, eles não seriam perfeitamente 'complementares'? Lógico que seria muita gente para uma capa só (hahaha), mas se repararmos, ambos tocam pop rock - as diferenças são poucas: uma banda canta em inglês e a outra, na maioria das vezes, em alemão. A banda californiana tem apenas um ano a mais de estrada que os alemães.
É lógico que vocalistas são os destaques, pois a voz comanda (e muito) o andamento de uma banda. A voz é um recurso tão traiçoeiro que o público pode não entender muito ou nada de técnicas musicais, mas sabe perfeitamente avaliar se a banda tem ou não um cantor bom, porque a voz é um instrumento anatômico.
Voltando ao assunto das parcerias, é importante saber que até uma foto de divulgação é bastante marcante. Mesmo que as semelhanças sejam muito parecidas com outras capas de álbuns de bandas diferentes, como no caso da capa do single Stolen, nem sempre o importante é a originalidade - muito pelo contrário, o óbvio, muitas vezes, vende muito mais e, acima de tudo, fortalece a parceria.