terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Zum Geburstag viel Glück! - Till Lindermann (vocalista Rammstein)


Dos braços do saudoso poeta e escritor Werner Lindermann nascia seu filho Till Valcote, no dia 4 de janeiro de 1963. De seu pai, recebera o dom da palavra, só que adaptado para a música - diretamente para a banda de Rock Industrial, Rammstein.

Mas apenas esse detalhe os juntava, uma vez que Till nunca apresentou uma boa relação com o pai. Prova disso é que o túmulo de Werner Lindermann - localizado na igreja de Wendisch-Rambow, na cidade de Schwerin - nunca foi visitado pelo filho.

O rapaz de cabelos castanhos e olhos verdes tem uma característica ainda mais marcante do que seu timbre grave e os "R" puxados, típicos da região de Leipzig, cidade onde nasceu. É a força de vontade: de montador de cestos, foi campeão de natação na Europa representando a antiga Alemanha Oriental. Também pudera: seu biotipo fazia de Till um homem típico das águas - 1m90 de altura e boa estrutura óssea.

Um rompimento muscular na região do abdômen o afastou definitivamente das raias. A cicatriz do incidente permanece, mas não se deixou afetar para descobrir outras coisas que também apreciava.

Duas delas foram a música e a pirotecnia. Na música, começou como baterista da banda First Arsch e depois, na mesma banda, alternou entre o canto e as composições. Em 1993, surge, então o Rammstein, que possui até hoje a mesma formação, apenas com o detalhe de que Christoph Schneider e Christian Lorenz entraram para a banda somente em 94.

Junto com as grandes performances ao vivo, entra a formação de pirotécnico de Till, o que caracteriza bastante a banda. Os fogos e a magia misturadas com grandes sucessos como Rosenrot, Engel, Du Riechst So Gut, Mein Teil, Amerika, Te Quiero Puta, entre outras, fazem a importância desse grande vocalista, compositor (podendo ser considerado um poeta do metal) e, acima de tudo, um showman.

Till Lindermann é divorciado tem duas filhas. Uma delas se chama Nelle, de seu primeiro casamento e a de outra união chama-se Marie Louise. Um fator curioso do pouco que se sabe sobre sua vida pessoal é que a filha de sua ex-esposa é também filha de um dos membros do Rammstein, o guitarrista Richard Kruspe. A ex-esposa, entretanto, não se casou com Richard, e ainda por cima, manteve o sobrenome de Till mesmo após o divórcio.

São 48 anos da voz que mudou o cenário do metal e, principalmente, da indústria fonográfica alemã. E nada mais justa essa lembrança, sendo que, quando completar 50 anos, deve se aposentar para se dedicar as filhas. Que os fãs aproveitem os próximos shows!

Nenhum comentário: