terça-feira, 25 de março de 2008

Willkommen, Leute!

Quando falamos em música alemã, a primeira coisa que vem à cabeça são as músicas populares (volk) do Oktoberfest. Aos amantes da música clássica, Beethoven e Bach são apenas alguns dos nomes mais famosos. Para os apaixonados por Rock´n´Roll, é impossível deixar de mencionar a banda Scorpions. Porém, bandas como Scorpions cantam em inglês e atingem facilmente o público mundial. E aí é que há um problema não só para quem trabalha com música na Alemanha, mas para os demais países que não falam inglês: o idioma. O acesso é mais difícil, sem dúvida. Não podemos esquecer, entretanto, que a Internet abriu um grande espaço para a divulgação de bandas novas e independentes e, por sua vez, de bandas do mundo todo. O maior objetivo do blog é este: mostrar o que a música alemã contemporânea oferece de bom e divulgar artistas e bandas de qualidade que conseguiriam entrar no indústria fonográfica mundial.

Há algum tempo, a questão das letras na língua materna foi sempre pauta de discussões, pois haviam poucos artistas que investiam em composições "auf Deutsch". A banda Rammstein, um dos maiores fenômenos do rock industrial, por exemplo, conquistou o mercado mundial na música, mas nunca deixou de escrever letras em alemão. Nos próximos posts, pretendo comentar sobre a banda e, principalmente, sobre o rock industrial.

A palavra geile (lê-se "gaile") pode ter vários significados, mas na proposta do blog, ela quer dizer "Música legal", "maneira", "da hora". Portanto, a Geile Musik pretende quebrar o paradigma de que a música alemã é monótona (langweilig para os mais íntimos) mostrando os maiores nomes da nova onda musical da Alemanha sem precisar ser fluente na língua para entender.

Serão aceitas sugestões de músicas e, lógico, críticas e elogios também fazem parte.

Aproveitem e boa música a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Música e futebol sempre combinaram, principalmente em copas do mundo. As melodias fazem sucesso mas nem sempre as seleções tem o mesmo resultado. À exemplo do Oasis que compôs uma caso a Inglaterra perdesse a copa 2002. Não deu outra! sucesso nas paradas da rainha. Já em relação às músicas alemãs,a maioria das pessoas acham que só devem ser tocadas em época de Oktoberfest. São bem parecidas com músicas americanas e britânicas como Franz Ferdinand, o velho estilo pop rock. Música também tem que vender e músico precisa comer, já no caso deles o dinheiro vai pra cervejinha xD.

Natasha Guerrize disse...

Legal seu comentário, Greg! Foi interessante lembrar o quanto a música é relacionada a esportes, no caso da música Don´t Stop Cryin´ Your Heart Out. Tudo a ver! Muitas das bandas alemãs têm esse engajamento. Agora, nos próximos posts, vou mostrar um outro gênero que é uma febre na Alemanha: o hip hop.

Anônimo disse...

Muito boa a análise da música popular alemã em conjunto com o futebol, afianl são duas paixões do povo sendo a terceira a cerveja.Mesmo antes do advento dos rocks, a música alemã primava por ser essencialmente alegre, basta lembrar da famosa Lily Marlene consagrada na voz de Marlene Dietrich.Parabéns.
Adauto Claro

***Isa*** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
***Isa*** disse...

Natasha, primeiramente gostaria de parabenizá-la pela escolha do tema do seu blog. Bastante original. E além de original, é interessante, pois poderá fazer muitas pessoas conhecerem os vários estilos da música alemã.
Eu não conhecia quase nada sobre o assunto, tinha ouvido poucas músicas alemãs e adorei as que eu ouvi aqui.
De fato não precisa saber muito do idioma para entender.

Muiiiito legal mesmo!
Adorei.
Beijinhooos ;****

Unknown disse...

Olá, achei muito criativo e informativo o tema do seu blog. Parece que estou viajando na cultura alemã através dele!
Está realmente muito bem estruturado!
Parabéns!

Deborah